Dr. Rodrigo Peres
Dr. Rodrigo Peres
Fisioterapeuta Coordenador da Central da Fisioterapia
Crefito: 3/50650-F
Conheça a Central da Fisioterapia
Fisioterapeuta Tratamentos Dicas Na Mídia Fale com o Dr. Rodrigo layout separação

Dicas de como reduzir as chances de cólica

Além da Tensão Pré-Menstrual (TPM), a Cólica é um problema que atinge mulheres em período fértil. Os sintomas de dores ocorrem especialmente na região perineal. Os motivos estão relacionados a diversos fatores que repercutem diretamente no sistema reprodutor. A Fisioterapia pode reduzir os desconfortos. Por meio da utilização de aparelhos como o infra-vermelho ou com a bolsa de água quente é possível retomar a boa qualidade de vida da paciente.

Há substâncias produzidas pelo órgão feminino que faz com que o útero se contraía, a partir de uma certa idade. Após esse processo é iniciado o sangramento menstrual. A cólica se manifesta no momento em que a substância é desenvolvida. Essa substância é chamada cientificamente de prostaglandina. O grau de dor e a frequência variam, ou seja, quanto maior o fluxo menstrual, maior é o nível de sofrimento e desconforto.

Existem dois tipos de cólicas, no qual uma é primária e a outra é secundária. Na primária, o principal fator de seu desenvolvimento está relacionado com a substância que expele o endométrio, através do sangue menstrual. Já o segundo caso, que é considerado uma doença chamada de endometriose, ocorre em função das alterações no sistema reprodutor. A dor pode ser moderada, sendo acompanhada de mal-estar, diarreia e dor de cabeça. Nos casos graves, a mulher fica incapaz de realizar tarefas simples, sendo acompanhada de outros transtornos.

A fisioterapia trata pessoas que estejam com cólica. O combate terá a finalidade de reduzir as contrações do útero. Para isso, porém, serão utilizados equipamentos como o infra-vermelho ou bolsa de água quente. Além disso, técnicas respiratórias podem fazer parte do tratamento.

 

Dicas de como reduzir as chances de ter cólica:

  • ·         Faça exercícios físicos de forma regular, pois eles reduzem o fluxo menstrual e os processos inflamatórios;
  • ·         Consuma muito líquido e tenha uma boa alimentação, pois uma dieta saudável ajuda a manter o equilíbrio do sistema reprodutor;
  • ·         No período menstrual evita a ingestão de cafeína;
  • ·         Evite momentos que possam aumentar o estresse.

 

Caso o problema persista, não deixe de se consultar com um profissional.

Dr. Rodrigo Peres

Vídeos
Vídeos
Fotos
Fotos
Logo Central da Fisioterapia layout Home Tratamentos Dicas Na Mídia Vídeos Fotos Fale com o Dr. Rodrigo Desenvolvido por
Evernet - www.evernet.com.br