Dicas de como evitar torcicolo

Muitas pessoas sofreram ou sofrerão torcicolo em algum momento da vida. Alguns com mais frequência do que outros, com dores de maior intensidade ou menor. Em geral, a dor é localizada em um lado do pescoço, limitando o movimento da cabeça.

Há dois tipos dessa patologia: a congênita, em que o paciente nasce com ela; e a adquirida, essa por sua vez, é muito comum nas pessoas em função de seus hábitos e tanto crianças quanto adultos podem desenvolvê-la.

Os efeitos causados por ela são amplitude limitada de movimentos da cabeça, dor de cabeça, tremor da cabeça, dor no pescoço, ombro mais alto de um lado do corpo, rigidez dos músculos do pescoço, entre outros.

Os fatores que influenciarão para o desenvolvimento de dor na coluna cervical serão as posturas ruins, dormir de mau jeito, carregar muito peso ou mesmo falar ao telefone com o aparelho entre a cabeça e o ombro.

Em qualquer sintoma de dor na região, é preciso que um médico ou Fisioterapeuta seja consultado, para uma avaliação clínica.

Como os hábitos são os principais causadores dessa enfermidade, segue abaixo alguns exercícios que podem reduzir as chances de adquiri-lo:

- Pessoas que trabalham durante muito tempo de frente para o computador devem, a cada 45 minutos – mais ou menos –, realizar movimentos em sentido rotatório de flexão e extensão do pescoço;

- A identificação da causa que motivou o torcicolo poderá evitar que o mesmo ocorre novamente, em alguns casos;

- Consultar um Fisioterapeuta ou um Osteopata para evitar possíveis consequências;

- Não dormir no sofá ou de bruços na cama;

- Evitar de usar telefone celular entre a orelha e o ombro.

- Exercícios diários também podem reduzir as chances de torcicolo.

Obrigado pela leitura