Dicas de como evitar doença arterial periférica

A Doença Arterial Periférica é causada pelo endurecimento das artérias. Essa condição é caracterizada pelo enrijecimento do sistema responsável pelo fluxo de sangue, que no caso são vasos sanguíneos. As placas responsáveis pelo seu entupimento afetam principalmente as pernas e os pés do indivíduo, que na maioria das vezes são do sexo masculino, já na terceira idade. Além disso, nervos e tecidos também ficam lesionados.

A fisioterapia na Doença Arterial Periférica poderá ser uma forma de reduzir os problemas e ajudar na recuperação da doença. Seus sintomas estão relacionados com dor e aumento da sensibilidade nas pernas e pés, cansaço, sensação de queimação ou desconforto nos músculos, entre outros. É muito comum que os sintomas apareçam no momento de alguma atividade, com sua diminuição através de repousos.

Em casos críticos, a doença faz com que o paciente apresente cãimbras, formigueiro nas pernas e pés, especialmente durante a noite. Além disso, as pernas podem ficar também frias ao toque e a pele fica com tonalidade pálida.

As dicas estão relacionadas com a diminuição dos fatores de riscos, assim como a postergação da doença em si.

• Crie um plano alimentar saudável com eliminação parcial ou total das gorduras saturadas, gorduras trans, colesterol e sal;
  • Consuma frutas, vegetais e laticínios com pouca gordura. Em alguns casos, peça orientação médica;
  • Regularize as práticas de atividades físicas. Antes, porém, estabeleça com um profissional da área da saúde como podem ser organizadas as atividades, de acordo com suas condições físicas;
  • Um médico ou fisioterapeuta deve ser procurado em caso do fator ser hereditário;

Além de prevenir contra as doenças arteriais periféricas, essas mudanças de estilo de vida podem reduzir os riscos ou controlar doenças como diabetes, pressão alta, colesterol alto, doenças cardíacas e derrame.