Dr. Rodrigo Peres
Dr. Rodrigo Peres
Fisioterapeuta Coordenador da Central da Fisioterapia
Crefito: 3/50650-F
Conheça a Central da Fisioterapia
Fisioterapeuta Tratamentos Dicas Na Mídia Fale com o Dr. Rodrigo layout separação

Dicas de como evitar acidentes no transporte coletivo

Diversas lesões podem ser adquiridas no transporte coletivo. Independentemente da idade, todos que precisam desses veículos para ir ao trabalho, por exemplo, estão expostas as mais diversas imprevisibilidades. Acidentes, por sua vez, podem acontecer a toda hora ou em qualquer lugar, mas a forma como nos prevenimos faz toda diferença.

Praticamente, a maior parte das lesões é física, sendo muito comum que os pacientes recorram a fisioterapeutas para seu processo de reabilitação. Alguns dos ferimentos, no entanto, são fatais, por conta de falta de atenção ou imprudência seja do passageiro ou do motorista.

A instrução possui papel fundamental de como as crianças, especialmente, devem se comportar dentro de um meio de transporte terrestre, a fim de prevenir acidentes. No carro, ônibus, moto, trem ou metrô existem condutas que podem ser adotadas, de modo que acidentes sejam evitados.

As dicas que se seguem são para evitar acidentes que frequentemente ocorrem no transporte coletivo. Qualquer pessoa pode colocá-las em prática e valem não só para os meios de locomoção coletivos como também particular. Seguem dicas:

  • Sempre que possível encontre algum lugar para sentar. A medida tem como objetivo evitar de ser projetado caso haja alguma colisão no transporte em que está. Quando isso acontece, os mais prejudicados são aqueles que não estavam sentados.
  • Apoie-se firmemente quando o veículo estiver em movimento e fique sempre atento.
  • Evite de ficar com a cabeça do lado de fora da janela, esteja o ônibus em movimento ou parado. A maior parte dos acidentes fatais ocorre por conta desse comportamento, especialmente em crianças.
  • Dê preferência aos assentos localizados no meio do ônibus ao lado do corredor e do lado esquerdo (por uma questão instintiva o motorista poderá evitar o acidente do lado onde ele se encontra).
  • Nos ônibus existem algumas janelas com travas. Essas ferramentas permitem a retirada das janelas, possibilitando sua fácil retirada em casos de acidentes. Procure entender como funciona para, em casos graves, acioná-la sem problemas.
  • Procure identificar se o ônibus possui extintor de incêndio e onde ele está localizado, caso tenha oportunidade, observe se está em validade, saiba também como utilizá-lo em casos extremos.

A fisioterapia auxilia na recuperação de pessoas que tenham sofrido lesões físicas. Dependendo dos casos, é muito comum que a fisioterapia ortopédica acelere o processo de recuperação.

Obrigado pela leitura

Dr. Rodrigo Peres

Vídeos
Vídeos
Fotos
Fotos
Logo Central da Fisioterapia layout Home Tratamentos Dicas Na Mídia Vídeos Fotos Fale com o Dr. Rodrigo Desenvolvido por
Evernet - www.evernet.com.br