Dicas de como evitar a Labirintite

A Labirintite é uma alteração no sistema auditivo ocasionada por infecções e inflamações no sistema auditivo e no vestibular. O vestíbulo fica responsável pelo equilíbrio e quando danificado as pessoas sente a sensação de que tudo ao seu redor gira. Não há uma explicação científica para essa sensação, que se difere das tonturas, embora também seja uma das suas características, mas sabe-se que há alguns fatores para seu desenvolvimento.

A otite média, que é uma infecção no ouvido, e o resfriado são alguns dos motivos para o desenvolvimento da Labirintite. Além disso, existem os fatores de riscos como, por exemplo, a idade do indivíduo, colesterol alto, hipertensão, diabetes, tabagismo, consumo excessivo de álcool, entre outros que podem motivar as infecções e inflamações.

No que se refere aos sintomas, as pessoas reclamam das sensações de que tudo está girando, mas também há casos em que alguns dizem também se sentir tontos, com náuseas e vômitos, com perda de audição, com desequilíbrio, com zumbidos no ouvido etc. Para esses casos, a fisioterapia auxilia no tratamento.

No que diz respeito ao processo de reabilitação vestibular, os pacientes contam com uma fisioterapia direcionada para o labirinto. Através do tratamento e com disciplina, os efeitos diminuem até que desapareçam completamente.

Com as dicas a seguir, as chances de se adquirir Labirintite diminuirão, mas o recomendado é que, em qualquer sinal, um médico seja consultado o mais rápido possível. Seguem as dicas:

• Não fume;
  • Não beba em excesso;
  • Não abuse de sal, café, chocolate e outros alimentos com cafeína ou estimulantes;
  • Evite grandes intervalos entre as refeições;
  • Tenha uma boa alimentação antes e depois dos exercícios físicos.