Veja os benefícios de andar de bicicleta

Hoje em dia, muitas pessoas não sabem o que é ter uma bicicleta ou tem e a deixa encostada e nunca tiram do lugar para dar uma volta. Por preguiça ou falta de tempo, quem não tem o hábito de pedalar pode perder muitos benefícios. Veja alguns deles:

• Diminui os efeitos causados pelo sedentarismo;

• Trabalha os músculos dos membros inferiores, podendo diminuir os riscos de lesões;

• Estimula a contração do abdômen, pois exige postura ereta;

• Fortalece o coração e melhora a frequência cardíaca;

• Distribui melhor a massa do corpo;

• Diminui as chances de sobrecarregar um membro ou outro.

Mesmo o uso da bicicleta promovendo diversos benefícios à saúde, é importante ter em mente que antes de começar a prática, deve-se procurar um profissional para saber qual intensidade aplicar. Principalmente as bicicletas com marcha podem causar diversas lesões musculares se usadas incorretamente.

A fisioterapia atua tanto na prevenção como no tratamento de possíveis lesões. A partir de alongamentos e exercícios, pode-se melhorar a amplitude dos movimentos dos membros inferiores, aumentar a força muscular dos mesmos e diminuir algumas dores e incomodos nas costas, pois corrige a postura do paciente.

Dr. Rodrigo Peres.