Dia internacional de luta contra a AIDS

AIDS x HIV

O HIV é o vírus que causa a AIDS que ao entrar no organismo humano, se instala nas células do sistema imunológico. O sistema imunológico é responsável pela defesa do corpo. Quando instalado, o vírus consegue se multiplicar e se espalhar pela corrente sanguínea contaminando outras células.

A AIDS é uma doença sexualmente transmissível. A pessoa quando infectada pelo vírus, fica sujeita a adquirir doenças graves conhecidas como oportunistas. Com o avanço da doença e com o comprometimento do sistema imunológico da pessoa, as doenças oportunistas começam a surgir. Algumas delas são: tuberculose, pneumonia, alguns tipos de câncer, candidíase e infecções do sistema nervoso.

“É possível que uma pessoa infectada por HIV receba o tratamento (com antirretrovirais) e um acompanhamento adequado, nunca desenvolva o quadro de AIDS.” (Fonte: Viver com HIV).

Os sintomas mais comuns não se manifestam da mesma forma em todos os pacientes, geralmente os sintomas são semelhantes a outras doenças e por conta disso o cuidado deve ser ainda maior.

Saibam quais são:

- Febre constante
- Emagrecimento (muito rápido)
- Cansaço (sem esforço físico)
- Diarreia constante
- Tosse crônica
- Suores noturnos
- Manchas esbranquiçadas na boca
- Manchas arroxeadas na pele
- Ínguas em vários pontos

A melhor forma de prevenção contra a AIDS é a utilização do preservativo em relações sexuais. Também deve-se exigir sangue testado em transfusões, usar agulhas e seringas descartáveis e exigir que todo instrumental seja esterilizado.

O vírus do HIV pode demorar a se manifestar. Ele pode durar anos dentro de um organismo antes de aparecer os primeiros sintomas, que dependem sempre do estado de saúde da pessoa. Não existe nenhum problema em fazer o exame, afinal ser um portador de HIV não significa necessariamente ter AIDS.

É completamente possível viver com HIV. Difícil é viver com dúvida e preconceito.

Previna-se!

Equipe Central da Saúde