Dr. Rodrigo Peres
Dr. Rodrigo Peres
Fisioterapeuta Coordenador da Central da Fisioterapia
Crefito: 3/50650-F
Conheça a Central da Fisioterapia
Fisioterapeuta Tratamentos Dicas Na Mídia Fale com o Dr. Rodrigo layout separação

Como se prevenir de pneumonia

A Pneumonia afeta crianças e idosos, principalmente. As pessoas são acometidas por essa doença respiratória através de bactérias, vírus, fungos e por outros fatores que estão ligados ao quadro clínico do paciente. Ela prejudica as funções dos pulmões. Dependendo do grau de infecção, a fisioterapia, através de exercícios respiratórios, contribuirá para que seus sintomas sejam reduzidos, mas é possível se prevenir dela por meio de atitudes simples que podem ser inseridas no cotidiano.

Por ser considerada uma das principais doenças respiratórias, anualmente são apontados muitos casos. A região responsável pela troca de ar sofre infecções em função da Pneumonia. Seu aparecimento pode ser por meio das mãos, má qualidade do ar, falta de higiene, tanto depois de ir ao banheiro quanto na hora da alimentação, e exposição à fumaça de substâncias tóxicas como o cigarro.

Seus sintomas são febre alta; tosse; dor no tórax; alterações da pressão arterial; problemas neurológicos; mal estar generalizado; prejuízo no sistema respiratório; rigidez nos músculos e articulações; náuseas; vômitos e diarreia; aumento dos batimentos cardíacos, entre outros.

A fisioterapia trata pessoas que estejam com Pneumonia. A Tapotagem, que tem como objetivo eliminar os mucos que ficam concentrados nos pulmões, é muito utilizada para tratar pacientes com esse problema respiratório. Além disso, em alguns casos, é preciso que sejam utilizados a Drenagem Postural, que tem a finalidade de limpar o sistema respiratório.

As dicas a seguir são para se prevenir da Pneumonia, entretanto não deixe de consultar um especialista na área da saúde caso você tenha alguns dos sintomas dessa doença respiratória.

Dicas de como se prevenir da Pneumonia:

 

  • ·         Pare com os cigarros, pois eles contribuem para uma futura infecção;
  • ·         Caso tenha criança de colo, evite de expô-la à ambientes cuja qualidade do ar é baixa;
  • ·         Não fique em lugares com muito trânsito, uma vez que a poluição atmosférica é alta;
  • ·         Lave as mãos antes de se alimentar e depois de ir ao banheiro.
Vídeos
Vídeos
Fotos
Fotos
Logo Central da Fisioterapia layout Home Tratamentos Dicas Na Mídia Vídeos Fotos Fale com o Dr. Rodrigo Desenvolvido por
Evernet - www.evernet.com.br