Dr. Rodrigo Peres
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Como se prevenir de lesões na virilha

Esportes de contato podem propiciar lesões na virilha. Jogadores de futebol e hockey, por exemplo, são os que mais sofrem com esse problema. Esses tipos de lesões, por sua vez, são os mais difíceis de cicatrizar. Além disso, seus efeitos podem mexer com a parte psicológica do atleta, seja ele profissional ou não.

Há um grupo muscular que mais se prejudica nesses momentos. Os adutores, são um conjunto de músculos que se estendem pela face interna da coxa, indo da virilha até o joelho. A função deles é levar os membros inferiores para a linha média do corpo. Durante a marcha, eles são ativados para puxar o membro inferior em movimento para o centro, de forma que seja mantido o equilíbrio. Atletas que variam de direção com frequência são os que mais se valem dessa ferramenta.

Os temidos estiramentos ocasionam o ruptura no músculo da virilha. Este fenômeno ocorre pela contração repentina combinada com a rotação do corpo em carga ou por um episódio de sobrecarga num período curto de tempo, como uma maratona ou numa prova de ciclismo.

As dicas a seguir são para reduzir as chances de se adquirir um estiramento na virilha. Seguem dicas:

  • Nos treinos, preocupe-se em manter o equilíbrio estrutural;
  • Faça exercícios específicos para os adutores. Agachamentos, por exemplo, são excelentes para aumentar o trabalho desses músculos;
  • Evite as esteiras. Esteiras de corrida e tapetes de deslizamento lateral podem gerar padrões de movimento incorretos;
  • No que se refere aos alongamentos, faça os mais variados, trabalhando o máximo de músculos possíveis;
  • Reduza de forma gradativa a utilização de aparelhos para os adutores. Como regra geral, atletas não devem dedicar mais do que 20% de seu treino em máquinas e devem ter uma atenção especial para realizar os exercícios de maneira fluída, especialmente nas primeiras repetições.
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