Dr. Rodrigo Peres
Dr. Rodrigo Peres
Fisioterapeuta Coordenador da Central da Fisioterapia
Crefito: 3/50650-F
Conheça a Central da Fisioterapia
Fisioterapeuta Tratamentos Dicas Na Mídia Fale com o Dr. Rodrigo layout separação

Como se prevenir de entorse no tornozelo

Jogadores de futebol são os que mais se prejudicam com a Entorse de Tornozelo. Esse problema pode fazer com que um atleta fique dias ou até meses sem poder praticar o esporte de que faz parte. Há dois fatores fundamentais para que alguém sofra desse mal e eles podem ser evitados com as dicas de fisioterapia.

O indivíduo que não realiza os devidos fortalecimentos na região do tornozelo facilmente poderá sofrer da entorse, justamente porque os músculos e ligamentos não estão bem trabalhados para receber o impacto. O segundo fator relacionado à lesão é a superfície em que o esporte é praticado.

São os jogadores de futebol que mais sofrem, pois as irregularidades nos gramados se tornam facilitadores, podendo comprometer a condição física do profissional. Outros terrenos capazes de influenciar são aqueles em que podem ser encontrados buracos, ondulações, piso molhado etc. A postura da pessoa em si também pode fazer com que prejudique a região do tornozelo como, por exemplo, a realização de movimentos inesperados tais como mudança de direção e arranques de velocidades.

O tratamento para pessoas que sofrem de entorse é de acordo com o grau da lesão, pois há vários níveis, que podem ser de estiramento e rompimento total, nos casos mais graves. Independente da torsão, é recomendado que a realização de qualquer movimento brusco seja evitado, visto que a situação pode se agravar.

 

Veja dicas de como se prevenir de entorse de tornozelo:

  • Proteja os tornozelos com bandagens ou tensores;
  • Conheça o tipo de piso e use o calçado adequado. Se possível, evite superfícies impróprias para prática segura da atividade esportiva;
  • Faça treinamentos específicos para as regiões musculares, com acompanhamento de profissional.
Vídeos
Vídeos
Fotos
Fotos
Logo Central da Fisioterapia layout Home Tratamentos Dicas Na Mídia Vídeos Fotos Fale com o Dr. Rodrigo Desenvolvido por
Evernet - www.evernet.com.br