Como se prevenir da Pubalgia

A Pubalgia é uma síndrome inflamatória que afeta principalmente os praticantes de esporte. Sua causa não está totalmente esclarecida no meio científico, mas já se sabe que está relacionada com os movimentos repetitivos, por exemplo. Ela envolve os ossos púbicos, sínfise púbica e estruturas adjacentes. A Fisioterapia auxilia no tratamento com a finalidade de reduzir os desconfortos e recuperar e boa condição física das pessoas que a sofrem.

Uma das principais causas para a Pubalgia é o desequilíbrio entre alguns músculos localizados na região próxima ao abdômen. A desarmonia ocorre principalmente entre as musculaturas do reto abdominal e dos adutores, ocasionando alterações nos ligamentos, na cartilagem e, consequentemente, no osso.

Esse tipo de lesão pode ser evitado através de técnicas simples e de possível prática por todos que gostam de realizar atividades esportivas. As dicas de como prevenir a Pubalgia não impedem que nos menores sinais de dores o indivíduo deixe de procurar um profissional da saúde a fim de se avaliar com mais detalhes sobre a condição física e quais as verdadeiras causas dos desconfortos.

Veja as dicas:

• Faça alongamentos para pernas e abdômen;
  • Treine os músculos frontais e da parte interna da coxa;
  • Fortaleça os músculos do abdômen por meio de exercícios;
  • Realize exercícios diariamente;
  • Faça-os antes e depois dos treinos;
  • Avalie a intensidade que não prejudique os sistemas que possam contribuir para o desenvolvimento de Pubalgia.

Dr Rodrigo Peres