Como reduzir as chances de síndrome do intestino irritável (SII)

As mulheres que apresentam dores ou cãibras abdominais podem estar com a Síndrome do Intestino Irritável (SII). O grau de dor é que determina como serão as formas de tratamento. A fisioterapia, através de aparelhos específicos, realiza tratamentos com o objetivo de reduzir os sintomas e fazer com que os pacientes levem uma vida melhor.

Não há estudos que comprovem as possíveis causas da SII. Entretanto, o problema está relacionado com os músculos localizados na região do intestino. Há casos em que a sensibilidade nesse local também contribui. Os nervos cerebrais estão entre os fatores de desenvolvimento, por conta do estresse.

As dores são crônicas ou agudas. No entanto, muitos apresentam as dores que nunca passam, sendo que podem variar os sintomas, dependendo dos casos. A alimentação também pode fazer com que as dores ocorram.

A Fisioterapia realiza tratamentos para a SII através da acupuntura, terapia de consciência corporal e eletroestimulação nervosa transcutânea (TENS). Os objetivos desses métodos terapêuticos é fazer com que as dores sejam reduzidas, levando melhor qualidade de vida para o paciente.

Dicas de como reduzir as chances de ter a SII:

• ·         Realize atividades esportivas;
  • ·         Trabalhe o equilíbrio emocional;