Como prevenir seus filhos de Bronquiolite

Existem algumas doenças que acometem especialmente as crianças nos primeiros anos de vida. Uma delas é a Bronquiolite, que atinge principalmente aqueles com menos de dois anos de idade. Essa infecção respiratória apresenta índices maiores durante dos períodos de inverno, por exemplo. A área pediátrica da fisioterapia busca melhorar as condições respiratórias dos pequenos nessa situação.

A transmissão do vírus responsável pela Bronquiolite ocorre de diversas maneiras. Entre elas, o simples contato com as secreções dos olhos, nariz ou boca, são alguns dos exemplos de como se infectar. O vírus sincicial respiratório, responsável pela obstrução dos bronquíolos – que são pequenas vias aéreas por onde passa o oxigênio – por meio de mucos e secreções, também pode se instalar na criança de forma direta, através de tosse, da fala ou do espirro.

O comprometimento no nariz, garganta, traqueia e pulmões são alguns dos principais efeitos da doença. Consequentemente, os danos respiratórios ficam evidentes, tais como a dificuldade de respiração, apresentando maior esforço para inspirar. Alguns apresentam uma respiração rápida. A recusa em se alimentar, assim como dificuldade em dormir são alguns dos sintomas da infecção.

Técnicas de reabilitação da musculatura ventilatória são oferecidas pela Fisioterapia Pediátrica. A meta desse profissional é fortalecer os pulmões debilitados pelo vírus, melhorando a oxigenação do ar e levando uma melhor sensação para o paciente. Mas é possível que a Bronquiolite seja evitada. Através de medidas simples, a criança e os responsáveis podem ter uma boa qualidade de vida.

Veja as formas de reduzir os fatores de riscos:

• Evite aglomerações;
  • Não exponha a criança a fumaça de cigarro, evitando de fumar próximo dela;
  • Tenha uma atenção maior para o pequenino nos primeiros meses de idade;
  • Lave bem as mãos (tanto as do responsável, quanto as da criança).