Dr. Rodrigo Peres
Dr. Rodrigo Peres
Fisioterapeuta Coordenador da Central da Fisioterapia
Crefito: 3/50650-F
Conheça a Central da Fisioterapia
Fisioterapeuta Tratamentos Dicas Na Mídia Fale com o Dr. Rodrigo layout separação

Como evitar Distensão Glútea

Assim como os demais músculos, estamos sujeitos a sofrer um estiramento na região das nádegas, por exemplo. Seu surgimento ocorre especialmente em praticantes de corrida. As formas de tratamentos para esse desconforto, porém, podem ser não invasivas e a prevenção dificulta seu desenvolvimento. A área da fisioterapia que atua para auxiliar esses tipos de pacientes é a ortopédica.

Corredores amadores ou profissionais podem sofrer da distensão muscular na região do glúteo. A falta de preparo antes da realização da atividade ou os excessos podem contribuir para a interrupção, que pode variar de acordo com o quadro clínico do paciente. A causa para seu aparecimento está relacionada à ruptura ou estiramento de suas fibras.

Seu principal sintoma é dor na altura da região lombar. A intensidade se eleva quando os membros inferiores estão em atividade, seja para subir ou descer escadas, ou até mesmo no momento de caminhar.

Indivíduos que apresentam estiramento glúteo podem ser tratados através da Fisioterapia Ortopédica. O tratamento visa à recuperação física por meio de alongamentos específicos como levar o joelho à altura do peito, quando está deitado, por exemplo. Além disso, são realizados diversos outros exercícios de recuperação, nas contraturas de menor grau.

É possível, entretanto, que essa condição seja evitada. Com as dicas a seguir, a possibilidade de se adquirir a distensão muscular glútea será menor. Seguem dicas:

 

  • Mantenha os músculos glúteos bem aquecidos;
  • Realize alongamento antes e depois da prática de corrida;
  • Caso o esporte seja realizado com obstáculos, esteja sempre atento para evitar lesões em outras regiões;
  • Se as dores persistirem, procure um profissional da saúde.

 

Dr. Rodrigo Peres

Vídeos
Vídeos
Fotos
Fotos
Logo Central da Fisioterapia layout Home Tratamentos Dicas Na Mídia Vídeos Fotos Fale com o Dr. Rodrigo Desenvolvido por
Evernet - www.evernet.com.br